O que é IAC?

O Índice de Adiposidade Corporal, mais conhecido como IAC, é uma novidade em se tratando de métodos para medir a gordura do corpo.

Ele usa a medida dos quadris para realizar o cálculo e segue a seguinte lógica: Quanto maior forem os quadris em relação à cintura, mais acima do peso se está.

Embora o IMC seja amplamente utilizado e fácil de calcular, ele possui falhas. Por exemplo, uma pessoa magra, mas muito musculosa pode ter um IMC alto, o que, de acordo com o cálculo, irá indicar que ela está acima do peso, quando na realidade isso não é verdade.

Ao contrário do Índice de Massa Corporal (IMC), geralmente utilizado como um substituto para a gordura corporal, o IAC é calculado sem o uso de peso. Afirma-se que, com base em estudos populacionais, o IAC pode ser usado para calcular a porcentagem de gordura corporal de homens e mulheres adultos de etnias diferentes.

Como Calcular o IAC

Para desenvolver o índice de gordura corporal, Richard Bergman, da Universidade do Sul Califórnia, em Los Angeles, e colegas analisaram informações de cerca de 1.700 americanos de origem mexicana. Eles procuraram as características, tais como gênero, idade, altura, peso, circunferência do quadril ou alguma combinação desses traços que melhor se correlacionasse com a gordura corporal medida através do uso de uma técnica com raio-x.

Os pesquisadores descobriram que a circunferência do quadril e a altura estavam fortemente ligadas à gordura corporal. A partir dessas características, os pesquisadores desenvolveram uma equação para o cálculo do índice de adiposidade corporal:

Cálculo IAC

 

Resultados

Para calcular a sua percentagem de gordura corporal utilizando o índice, você precisa medir sua altura em metros e sua circunferência do quadril em centímetros.

Geralmente, as mulheres com cerca de 21 a 32% de gordura corporal estão na faixa saudável, aquelas com 32 a 38% estão acima do peso, e aqueles acima de 38% de gordura corporal estão obesos.

A maioria das recomendações diz que os homens com 8 a 20 % de gordura corporal estão na faixa saudável, aqueles com 20 a 25 % de gordura corporal estão acima do peso, e aqueles que têm acima de 25 % de gordura corporal estão obesos.

Cuidados com o IAC

Se você está com problemas de excesso ou falta de peso, o ideal é consultar um médico. Esse tipo de cálculo que pode ser feito em casa, como o IMC e o IAC mostram resultados de forma artificial. Um médico irá usar outras ferramentas muito mais eficientes para calcular o seu peso e indicar o que é melhor para o seu caso. Afinal, cada pessoa é diferente da outra, e métodos que generalizam nem sempre são totalmente corretos.

Pesquisa Personalizada